Você já deve ter pensado nas alternativas de como lidar com a crise na sua empresa, mas quando essa crise é de saúde pública, é muito natural que as pessoas fiquem com mais dúvidas e receios.
Dessa forma, acabam levando as questões relacionadas à crise para o ambiente de trabalho, especialmente por se tratar de uma doença respiratória causada por um vírus, de certo modo “invisível”.
A fim de tranquilizar e te orientar (seja você um empreendedor ou um líder dentro do seu ramo de atuação) preparamos algumas orientações para saber lidar com a crise dentro de sua empresa:
1. COMUNICAÇÃO
Providencie uma comunicação simples, direta e informativa para seus funcionários.
Esclareça qual a real situação da crise, quais são as medidas de prevenção e aproveite para alerta-los sobre fake news. Você pode utilizar canais de comunicação internos, como o e-mail e WhatsApp, bem como fornecer materiais impressos com dicas e instruções.
2. EMPATIA
O sentimento de que todos estamos no mesmo barco é muito saudável e, com certeza, é um fator de união e motivação de equipes.
Promova reuniões em que cada indivíduo, dos mais variados setores, exponha as dificuldades que estão enfrentando neste período. Caso suas equipes estejam em home office, realize reuniões online, tomando todas as medidas de prevenções.
Um diálogo agradável estabelece um sentimento de empatia extremamente motivador.
3. ACOLHIMENTO
O acolhimento é fundamental, especialmente nesse momento em que o medo é generalizado. Tranquilize seu funcionário e demonstre sua preocupação com ele.
Uma maneira de demonstrar essa preocupação é firmar uma parceria com empresas que gerem algum tipo de benefício para seu colaborador, como planos de saúde e alimentação, por exemplo. É necessário, também, que a empresa disponibilize todos os materiais para prevenção, como álcool em gel, desinfetantes, produtos de higiene e EPI’s.
Você também pode realizar uma campanha interna de vacinação antigripal. Assim, o seu funcionário se sente mais seguro e disposto a trabalhar nas condições vigentes.
4. COMPARTILHAMENTO
Sempre compartilhe fatos positivos que estão acontecendo ao redor do mundo.
Procure amplificar vozes, imagens e histórias positivas. Compartilhe experiências de pessoas que se recuperaram do novo Coronavírus (COVID-19) e histórias de solidariedade entre a população.
Ofereça apoio emocional durante o período de crise, principalmente para aqueles de idade mais avançada, que podem ficar mais agitados, ansiosos e/ou estressados. Por isso, é importante oferecer suporte psicológico profissional para os colaboradores da sua empresa.
Gostou das dicas? Conte para nós o que você está fazendo na sua empresa para ajudar a lidar com esta situação.
A crise é uma oportunidade de reformular hábitos. O talento vence a crise e abre oportunidade em meio a dificuldade. Lembre-se de não olhar tanto para este momento, mas busque nele a oportunidade de crescer.
Faça da crise uma oportunidade de mudança. Nós acreditamos e estamos juntos com você!
Escrito por: July Urtado
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