Frente ao turbilhão de acontecimentos que estamos vivendo, fidelizar clientes é de extrema importância. Por isso, trazemos nesse artigo algumas dicas para fidelizar clientes mesmo durante a crise.
Em princípio, muita coisa mudou na área comercial, especificamente no ramo de vendas. Uma delas foi a expansão do e-commerce: venda pela internet e telefone. Por isso, é essencial que as empresas estejam abertas ao desconhecido e se adaptem às novas mudanças.
Tenha um Atendimento Humanizado
Inegavelmente, quando trabalhamos com vendas, é necessário que o foco não seja somente atender, vender e receber o pagamento. Essas são as questões corriqueiras que todas as empresas precisam fazer para vender seu peixe, como todos já sabem.
Principalmente, é necessário criar uma cultura geradora de negócios, com um atendimento humanizado, que não só fideliza o seu cliente, como também atrai novos. O marketing boca a boca ainda é uma das ferramentas essenciais para o sucesso de um negócio, já que o cliente satisfeito elogia e recomenda seu produto e/ou serviço.
Conheça Quem é o seu Cliente
Existem diversos públicos que a sua empresa pode alcançar, mas é necessário conhecer a fundo quem é o seu cliente, o que ele gosta de consumir e como gosta de ser tratado.
Fale a mesma língua do seu cliente. Além de compreender melhor o que a sua empresa está falando, ele criará um senso de identificação, aumentando as chances de fechar negócio.
Saiba Escutar o seu Cliente
Estamos em um momento de muita tensão devido ao isolamento social, então é fundamental escutar o que seu cliente tem a dizer, ao mesmo tempo em que se coloca à disposição dele.
Mantenha sempre o foco nas soluções para resolver as “dores” do seu cliente.
É importante se planejar para antecipar as necessidades do seu cliente. Para isso, esteja sempre atento às novidades do seu ramo negócio e de olho nos seus concorrentes.
Receba os Benefícios das suas Ações
Um atendimento humanizado, que demonstra interesse real nas soluções de problemas, traz inúmeros benefícios às empresas:
- Aumenta a satisfação e confiança do cliente;
- Permite à empresa conhecer melhor os consumidores e direcionar suas ações;
- Incentiva o consumidor a adquirir mais produtos e/ou serviços ao longo do tempo.
Todo sucesso de uma empresa é gerado através do planejamento e, como consequência, a efetivação das vendas. Investir nesses setores não só é promissor como também extremamente necessário.
Manter o contato com os clientes, mesmo através do pós-venda (com pesquisas, enquetes ou e-mail de marketing), faz com que eles se sintam importantes e demonstra o seu interesse pela opinião deles.
Por outro lado, quem ganha também é a sua empresa, pois com essas informações você pode melhorar a qualidade do seu produto e/ou serviço, criando uma cultura de melhoria contínua na sua organização.
Neste artigo listamos algumas dicas para fidelizar clientes mesmo durante a crise.
Você conhece outra forma importante de fidelizar clientes? Conte pra gente!
Escrito por: July Urtado.
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