Você sabia que a fidelização de clientes é uma das estratégias que mais geram resultados positivos?
Kotler, o pai do marketing, já dizia que “conquistar um novo cliente custa de 5 a 7 vezes mais que manter os já existentes”. Os números podem até mudar conforme o tempo, mas a ideia permanece a mesma. Isso porque seu cliente atual já passou por todo um processo até chegar à compra. Porém, um novo cliente precisa absorver tudo o que for necessário para chegar a esse patamar, despendendo tempo e mais ações da sua empresa.
A fidelização de clientes é extremamente valiosa, porque seus clientes terão maior probabilidade de adquirir seu produto ou serviço sem pensar no preço, já que tiveram uma experiência de fidelização. Além disso, um cliente fiel se tornará um ótimo “vendedor” da sua empresa, divulgando a mesma através do buzz marketing (também conhecido como boca-a-boca), com seus amigos, familiares, fornecedores e até mesmo clientes.
Conheça e cuide do seu cliente
Quem é que não gosta de cuidados? No momento do atendimento, é necessário dar muita atenção às solicitações do seu cliente e fazer o máximo possível para ajudá-lo em suas dúvidas. Você precisa conhecer seu cliente para trazê-lo para perto, entender seu perfil, hábitos e objetivos. Assim, o seu atendimento será personalizado e ele se sentirá mais à vontade com a sua empresa.
Mostre que se importa
Não adianta ter todo um discurso voltado ao cliente se ele não se sente isso e não enxerga as coisas dessa forma. Há diversas formas de demonstrar o quanto ele é importante para sua empresa:
- Parabenize seu cliente na data de aniversário do mesmo;
- Dê um brinde personalizado;
- Ofereça materiais exclusivos e experiências personalizadas (que tal tomar um café com ele)?
Monitore o processo de fidelização
As pessoas costumam voltar para os ambientes em que foram bem atendidas e cujas necessidades foram supridas. E como saber se seu processo de fidelização está falho? Se o seu cliente não está voltando, algo está errado. Quando você monitora seus processos fica mais fácil achar a brecha onde está o erro e mudar suas ações para que a falha seja resolvida.
Dê voz ao seu cliente
Queira saber o que seu cliente pensa e sente em relação à sua empresa. Os feedbacks são muito importantes para as próximas tomadas de decisão. Dar voz ao seu cliente é oferecer espaços em que a opinião dele é ouvida e levada em consideração. Seja através das redes sociais ou até mesmo pesquisas segmentadas, enviadas por e-mail.
Se você precisa de ajuda no processo de fidelização dos seus clientes, conte com a gente!
Escrito por: Agnes Gomes
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