Você sabe o que é Marketing Promocional? Talvez até tenha passado pela sua cabeça a imagem de algo nas cores vermelho e amarelo, super chamativo, com os dizeres “Promoção! O preço X baixou para Y!”.
Calma… primeiramente a palavra promoção, neste caso, “é o meio pelo qual as empresas buscam informar, persuadir e lembrar os consumidores – direta ou indiretamente – sobre os produtos e marcas que comercializam” (KOTLER e KELLER, 2007).
Assim, certamente podemos dizer que marketing promocional são todas as estratégias que a empresa realiza para construir sua marca, proporcionar vendas e fidelizar clientes através das ações direcionadas a seu público-alvo, conforme estabelece a Associação de Marketing Promocional – AMPRO.
Se você não sabe com qual estratégia começar, a resposta é muito simples: com aquela quem mais se adeque à realidade da sua empresa.
Portanto, para te ajudar na construção de uma estratégia campeã, separamos 9 passos para você seguir:
9 Passos para Criar uma Estratégia
1. Objetivo
Antes de tudo, tenha um objetivo claro e estabeleça quais são os objetivos gerais e específicos da ação. Você pode, por exemplo, criar um objeto geral, mais abrangente, e à partir dele criar objetivos menores e mais tangíveis;
2. Justificativa
Com o propósito de entender realmente o motivo de realizar essa campanha, é essencial entender o por quê dessa ação, justificando racionalmente as suas escolhas;
3. Público
Logo após descrever a sua ação, através dos objetivos e justificativa, é necessário entender qual é o público que você irá atingir. Deste modo, segmente seu público-alvo para que sua estratégia tenha uma taxa maior de conversão;
4. Conceito
O que você quer que fique registrado na mente do seu público-alvo? Aproveite esse tópico para estabelecer o conceito/tema da sua campanha: datas especiais, novidades na sua empresa ou um novo produto que vai entrar no mercado?;
5. Tipo de Ação
Sem dúvida esse é um dos passos mais importantes para se criar a estratégia. Aqui você vai escolher o tipo de abordagem que irá utilizar na sua campanha.
Entre os mais diversos tipos de ação estão: Distribuição e Apresentação do Produto/Serviço, Ofertas Monetárias, Ofertas Não-Monetárias (de produtos), Distribuição de Prêmios e Brindes, Incentivos, Eventos Promocionais, Abordagens e Blitz;
6. Mecânica
Logo após definir qual o tipo de ação a ser aplicada, aqui você deve determinar e explicar de que modo seu público poderá interagir e participar da ação, ou seja, de que forma a sua ação irá funcionar;
7. Recursos
Faça um levantamento de quais recursos, humanos e monetários, serão necessários para que a estratégia seja concretizada;
8. Divulgação
Como, onde e quais canais serão utilizados para a divulgação dessa ação;
9. Métrica
Como serão medidos, analisados e avaliados os resultados.
Por fim, depois de ter definido sua estratégia de ação promocional, de forma clara e responsável, fica mais fácil e prazeroso buscar os resultados tão esperados dentro do Marketing Promocional.
Não esqueça de conhecer e criar um relacionamento com seu público. Hoje as relações são o ponto chave para o sucesso da sua empresa. Fortaleça os vínculos e fidelize seu cliente.
Você já realizou algum tipo de ação de Marketing Promocional? Nos envie um email solicitando um orçamento para te auxiliarmos nesse processo.
Escrito por: Agnes Gomes.
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