A cada ano o Movimento Outubro Rosa se fortalece e a luta contra o câncer de mama ganha maior visibilidade em todo o mundo, mas ainda é muito pouco.
Por que Rosa?
A cor rosa foi escolhida para que o outubro rosa tivesse uma expansão cada vez mais abrangente para a população e que pudesse ser replicada em qualquer lugar.
O laço na cor rosa foi lançado pela fundação do câncer de Mama Susan G. Komen aos participantes da primeira Corrida pela Cura em 1990 em Nova York (EUA). A cor rosa simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades.
A primeira iniciativa vista no Brasil em relação ao movimento foi a iluminação na cor rosa do monumento Mausoléu do Soldado Constitucionalista (mais conhecido como o Obelisco do Ibirapuera), situado em São Paulo/SP. E desde então, o país começou a ficar iluminado de rosa no mês de outubro, tendo destaque mundial o nosso Cristo Redentor no Rio de Janeiro.
A importância da campanha nas empresas
Segundo o Instituto Oncoguia, diagnosticar o câncer precocemente aumenta significantemente as chances de cura. Aproximadamente 95% dos casos de câncer de mama identificados em estágio inicial têm essa possibilidade. Por isso, a mamografia é imprescindível, sendo o principal método para o rastreamento da doença.
Ainda assim, apenas 2,7 milhões de mamografias foram realizadas no ano de 2019, número muito abaixo do esperado (11,5 milhões). A diminuição acentuada do exame é um fator de risco para milhares de mulheres e um alerta para a importância desta campanha.
As empresas têm um papel importante nessa luta, tanto quanto os setores de saúde. Seja realizando campanhas internas para seus colaboradores ou externas para seus clientes, a lembrança da prevenção estará presente na rotina dessas pessoas, servindo de incentivo ao autoexame e ao autocuidado.
Algumas dicas de ações que podem ser realizadas:
Dia Rosa
Defina um dia para que seus colaboradores venham trabalhar com alguma peça de roupa ou acessório rosa.
Palestra
Convide um profissional para falar sobre o assunto. Assim, além de refletir, as pessoas podem aprender ainda mais. Você pode convidar uma médica, por exemplo, para explicar sobre os sintomas e ensinar o autoexame. A divulgação nas redes sociais, através de um vídeo interativo ou até mesmo uma live, gera uma ótima publicidade.
Brindes
Devido às restrições de eventos presenciais, a dica é presentear seus colaboradores ou clientes que estão em home office. Você pode montar um kit especial e enviar diretamente para eles.
Gostou das nossas ideias? Em nosso site você confere diversos brindes ideais para essa campanha!
Acesse nosso Catálogo de Presentes para Outubro Rosa
Escrito por: July Urtado.
Deixe uma resposta
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.