Distribuir presentes de natal é uma grande tradição. Mas você sabe como essa tradição surgiu?
Com o natal e o fim de ano se aproximado, é comum que se inicie os preparativos para presentear os amigos, familiares e aqueles que amamos. Então, por que damos presentes de natal?
Antes de mais nada, você deve saber que existem diversas vertentes sobre esse assunto e que elas apontam para diversas direções. No entanto, nós podemos conhecer mais das nossas tradições, mesmo que não haja o certo e o errado a respeito.
Desse modo, esse artigo traz de forma resumida algumas das vertentes para que possamos entender como essa tradição surgiu na nossa cultura:
Nascimento de Jesus
A vertente mais tradicional traz o conceito de que esse ritual surgiu logo no nascimento de Jesus, quando os Três Reis Magos foram homenagear o menino-Deus que nasceu. Ali, presentearam o menino com ouro, incenso e mirra.
Saturnália
Os Romanos tinham sua própria tradição, mais conhecida como Saturnália. A festa era comemorada no dia 17 de dezembro e contava com a distribuição de presentes para os mais pobres.
São Nicolau
Nicolau de Myra ficou famoso por ser um bispo que passou sua vida distribuindo presentes aos mais pobres. De acordo com uma lenda, Nicolau ao saber que um vizinho queria prostituir as três filhas para arrumar dinheiro, jogou três sapatos cheios de ouro pela janela desse pai. Outros dizem que ele havia lançado o ouro pela chaminé. Ele foi canonizado um século após a sua morte, sendo chamado de São Nicolau – o que inspiraria, posteriormente, nosso Papai Noel.
Coca-Cola
Desde 1820, as propagandas sobre o Natal estiveram nos jornais. Nas lojas, o Papai Noel começou a aparecer já em meados de 1840. Em 1931, a Coca-Cola lançou sua campanha publicitária com o bom velhinho trajando suas vestes nas cores vermelho e preto, diferente do que vinha sendo representado antigamente (tons de verde e marrom).
Hoje, sabemos que é muito importante eternizar momentos através de presentes especiais. Ainda assim, o melhor presente é ser presente.
Por isso, aproveite o fim de ano para celebrar momentos ao lado das pessoas que fazem parte do seu dia. Se precisar de alguma ajuda com presentes, solicite um orçamento aqui.
Escrito por: Agnes Gomes.
Deixe uma resposta
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.